Biologia: Moluscos e Equinodermos
Moluscos
Os Moluscos são encontrados na água doce, no mar e na terra. O caramujo e lesma, por exemplo, podem ser achados em hortas e jardins, onde há a existência de terra úmida. Também podem estar em campos de plantio aquático, como plantações de arroz. O grande caramujo do mar é encontrado mais ao fundo, rastejando nas rochas e pedras no fundo do mar. Já os mariscos são encontrados em praias, nas rochas, bem como as lulas e os polvos, na água.
Os Moluscos têm o corpo mole, porém a maioria possui uma concha que protege o corpo. Sua pele produz um muco, que facilita principalmente na locomoção. São compostos por: cabeça, pés e massa visceral, sendo que esta última fica dentro da concha e é onde ficam os sistemas digestório e reprodutor. São divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Gastrópodes
Gastrópodes são representados por caracóis, lapas, lesmas terrestres e marinhas, búzios, lotirinas, lebres-do-mar e borboletas-do-mar. A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). São geralmente devagares, devido ao peso da concha, principal forma de defesa. Para alimentação, todos utilizam rádula (órgão que permite ao animal raspar o alimento). São animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.
Bivalves
Os Bivalves, por sua vez, apresentam uma “concha dupla”, isto é, uma concha com duas peças, como o próprio nome sugere. São representantes dessa classe os mexilhões, os pectinídeos, as ostras e as vieiras. São aquáticos, em sua maioria marinhos. Alimentam-se retirando o alimento da água, sendo por esse motivo chamados filtradores. São os únicos moluscos que não possuem rádula, tampouco cabeça. Assim como os Gastrópodes, os Bivalves respiram por meio de brânquias.
Cefalópodes
Cefalópode é uma palavra