CONCEITOS DE ESPAÇO E LUGAR
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
CONCEITOS DE ESPAÇO E LUGAR
Felipe Pereira
2014.2
De acordo com as leituras trabalhadas pela disciplina até o presente momento, o presente trabalho tem como ambição construir um diálogo entre os conceitos geográficos de espaço e lugar. Essa comunicação está baseada em bibliografias que possuem intrínsecas nelas parâmetros acerca dos conceitos geográficos contemplados.
Nessa expectativa, pretende-se aqui apresentar algumas análises e seus variados sentidos. Para o primeiro passo dessa construção será abordado o conceito de Espaço, no qual os autores de referência serão David Harvey e Paulo Godoy.
No texto “Espaço como palavra-chave”, David Harvey discute teoricamente “espaço” como uma palavra-chave, associando a visão tripartite espaço absoluto-relativo-relacional com a leitura Lefebvreana dos espaços percebido, concebido e vivido (também denominados espaços material ou experimentado, conceitualizado e da representação). Nesse contexto HARVEY enaltece que é crucial refletir sobre a natureza do espaço.
Da tripartite proposta do DAVID, o espaço como absoluto é o espaço no qual a padronização, a imobilidade, a delimitação, a cercania, a privação e a eliminação das incertezas e ambiguidades são permitidas. Ao mesmo tempo é o espaço da propriedade privada e de outras entidades territoriais delimitadas (tais como Estados, unidades administrativas, planos urbanos, etc.). Ele é um espaço nele mesmo, ou seja, uma existência independente da matéria. É o espaço de Newton e Descartes, é onde o cálculo humano pode florescer sem obstáculos ou bloqueios.
Já pensando em uma concepção de espaço relativo, o autor propõe que seja considerado como uma relação entre objetos que existe pelo próprio fato dos objetos existirem e se relacionarem.
Ou seja, o espaço relativo depende daquilo que está sendo relativizado e de quem está relativizando, assim, tendo um caráter relacional do espaço-tempo, a noção relacional