Espaço, Lugar, Identidade e Urbanização: Conceitos geográficos na abordagem do Turismo. 2006
Apresentação: O texto aborda os impactos socioambientais de algumas atividades turistica na geografia. Destacando espaço, lugar, identidade e urbanização.
Introdução
9. “O turismo vem se configurando como um fenômeno marcante do mundo contemporâneo[...] principalmente pelo aspecto sócio-espacial”. (p.01) 9. “Por aquecer a economia mundial e a local, o turismo exige intervenções tanto do poder público como do privado; cria empregos, mas exige qualificação profissional; gera renda, mas é capaz de acentuar a estratificação social; é fonte de lazer, mas também pode aumentar a criminalidade em certas localidades; [...] pode ser instrumento de inclusão, mas também de exclusão, caso não seja bem planejado.” (p.04) 9. “[...] [espaço] é também um meio de produção; (Lefebvre 1995. P. 85)” (p.06) 10. “A importância do turismo [...] sua incontestável capacidade de organizar sociedades inteiras e de condicionar o (re) ordenamento de território para sua realização.” (CRUZ, 2000 –p.8) (p.8).
10. “[...] O que se analisa agora é de que forma o turismo imprime uma nova dinâmica de produção do espaço em várias localidades [...] (p.09) 10. “[...]Observa-se que a atividade turística utiliza [...] a infra-estrutura criada em função de outros processos [...] Segundo Rodrigues [...] uma das principais dificuldades quando se fala em planejamento turístico: “conciliar os interesses de uma população que busca o prazer num local onde outras pessoas vivem e trabalham.” (p.10) 10. “[...] o turismo cria, transforma e inclusive valoriza diferencialmente espaços que podiam não ter ‘valor’ no contexto da lógica de produção[...]” (p.11)
11. “[...] O produto turístico por sua vez é consumido internamente, mas produzido para atender a uma demanda externa.” (p.12) 11. “Problemas como os de expulsão da população de baixa renda das areas