professor
EDSON FERREIRA DE SOUZA
o paraná na atualidade: urbanização
INTRODUÇÃO
A província torna-se independente em 1853, e no final do século a economia paranaense é impulsionada pelo cultivo da erva-mate, seguido da exploração madeireira e das lavouras de café. A expansão cafeeira nas férteis terras roxas do norte do estado proporciona grande aumento populacional. Chegam ao Paraná migrantes do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais, de estados do Nordeste, além de imigrantes europeus e japoneses.
O processo de Urbanização que vem transformando o Brasil também está presente no estado do Paraná, como primeiro ponto a ser destacado é o aumento da população que foi marcante durante a década de 50 e 60, aumento que teve como principal motivador na década de 50 a abertura de uma nova fronteira agrícola, ação motivadora do movimento migratório, isso contribuiu de forma significativa para o aumento da população paranaense que saltou de aproximadamente 1,2 milhões em 1940 passasse para aproximadamente 7 milhões em 1970.
As migrações acompanham a trajetória humana desde os princípios da civilização. A dinâmica populacional acontece com base nos momentos históricos de mudanças em que surge a necessidade da busca de novos lugares com melhores condições para a manutenção da família com terras férteis para o cultivo.
Assim a organização espacial do território paranaense está relacionada aos processos migratórios, pois a migração foi principal fonte da distribuição populacional, que por sua vez transforma o espaço.
A URBANIZAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ
Os indicadores demográficos mostram um rápido processo de ocupação do Paraná, e um grau de urbanização elevado, refletido em todas as mesorregiões do Estado do Paraná.
Nesse processo, pessoas de outros Estados, de outras regiões e até de outros Países, migraram para o Paraná em busca de melhores condições de vida, causando um rápido crescimento da população,