projeto
O que levou a escolha desse tema foi o interesse em conhecer o quanto as mudanças e revitalizações em uma determinada área ou região podem influenciar direta ou indiretamente o aumento do turismo e consequentemente as mudanças sociais e econômicas que isso acarreta. Outro motivo que levou a escolha do tema foi a identificação com o projeto “Coral tudo de cor para você” que tem por objetivo, levar cores paras as pessoas e provar que essas cores realmente têm o poder de mudar suas vidas e os lugares onde elas vivem.
1 Patrimônio Histórico e cultural e Turismo. (Apresentação do Capítulo)
Uma apresentação inicial de tudo que vai ser discutido no capitulo.
1.1. Patrimônio Histórico: Conceitos
A história de um povo é contada a partir de diferentes ângulos, onde cada viés tem sua forma de expressar e marcar o período vivido por cada geração. As árvores que compõe a paisagem de um lugar, bem com as arquiteturas e construções, sejam elas simples ou complexas, estão inseridas nesse contexto. Sendo que, com o passar do tempo muitas vão sendo substituídas por outras construções mais modernas, ou seja, vão acompanhando as tendências de cada época, e as que permanecem passam a ser considerados patrimônios históricos, que Celson Ferrari descreve como: “bem comum de uma sociedade, herdada de seus ancestrais e constituídos de artefatos, documentos, obras, locais etc. considerado de valor histórico pela comunidade culta, esclarecida”.4 Discutir sobre patrimônio, exige compreensão sobre o mesmo, de como surgiu e como adquiri espaço na sociedade. A princípio deve-se observar a origem da palavra, o historiador Rainer Sousa fez a seguinte publicação via internet:
Para entendermos as características do Patrimônio Histórico e Cultural, primeiramente é necessário esclarecer o significado de Patrimônio, “Bem de herança que é transmitido segundo as leis, dos pais e das mães aos filhos” (Dicionário de la langue française de É. Littré...).
Pode-se