e-business
A internet revolucionou em muita coisa a vida do homem, os recursos e ferramentas online disponíveis hoje em dia representam diversas vantagens para as empresas. Primeiro temos de diferenciar o e-business do e-commerce, o e-business não é só o comercio realizado pela internet isso é e-commerce, mas todos os processos envolvidos (vendas, marketing, contabilidade, produção e operações), englobando todas as atividades de uma empresa usando a internet como meio de comunicação. Geralmente, as duas grandes áreas do E-business são o e-commerce e o e-service. O e-business tem como sua principal ferramenta o e-commerce e este é a parte mais visível do processo. Entretanto não podemos dizer que se resume apenas a esta ferramenta, mas sim podemos elencar uma série de outros fatores/processos.
E-business – são todos os processos de uma empresa, usando a internet como meio de comunicação.
E-commerce – é o comercio realizado através da internet, seja entre uma empresa e outra ou uma empresa e um cliente.
E-service – é a prestação de serviços na web. Exemplos: home banking, agências de informação online, sites de busca, etc.
E-procurement – sistema eletrônico de procura de itens para fornecimento fora da rede de fornecedores da cadeia de suprimentos (SCM).
DSS- Decision support system (sistema de suporte à decisões) - é aprofundar a analise das informações, que para o DSS passam a ser dados, visando a otimização dos processos e a geração de uma melhor relação benefícios/dados.
Os processos acima são tão importantes ao e-business que se uma das partes falhar todo o processo estará comprometido.
VANTAGENS
Custos mais baixos, por não precisar de uma estrutura física (loja).
Menos funcionários (menos gasto com folha de pagamento)
Acesso aos serviços durante 24 horas.
Facilidade na comparação de preços sem sair de casa.
Comercialização em âmbito global.
DESVANTAGENS
Maior concorrência (por ter baixo custo)
Qualidade do produto pode ser