Conforto - Cozinhas
A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma residência. Cada vez mais tem sido integrada à sala e vem ganhando status social, devendo ser não apenas funcional, mas bela. Pensar sua posição na planta evita dores de cabeça e traz conforto e qualidade de vida.
LOCALIZAÇÃO
Para escolher corretamente o mobiliário e sua distribuição é necessário definir quem utiliza este espaço e como o faz. Alguns itens devem ser pensados:
É integrada à sala? Neste caso será uma cozinha mais social, estimulando conversas
É integrada à lavanderia? Quais os hábitos dos moradores? Costumam fazer as refeições na cozinha ou na sala de jantar? Quem cozinha? Quantas pessoas cozinham? Com que frequência realiza as refeições em casa?
Será utilizada também como despensa?
Quais equipamentos utilizam e com que frequência? (liquidificador, batedeira, grill...).
O espaço disponível para a cozinha é de que tamanho? Isso definirá quais os tipos de cozinhas que podem ser projetadas. Posição na Planta
Ao construir o ideal é setorizar os ambientes, dividindo-os em social, serviço e privado. A cozinha normalmente encaixa-se como serviço, mas considerando seu uso integrado à sala de jantar, torna-se também social, exigindo organização e estética adequada para este propósito: receber visitas.
Normalmente ela tem ligação com a lavanderia, já que muitos dos produtos utilizados em uma, são também usados na outra (produtos de limpeza, vassouras, rodos, ...). A cozinha deve estar próxima da sala de jantar (facilidade de acesso levando panelas e utensílios diversos), ter acesso fácil a partir do ponto de chegada das compras (garagem) e torna-se agradável se tiver ligação (mesmo que apenas visual) com o jardim, inspirando os momentos de descanso.
Caso a cozinha seja fechada o ideal é que os quartos tenham acesso a esta por circulação separada da sala para que não seja necessário passar por esta área social ao se dirigir a ela.
Não faça degraus entre a cozinha e a