Memorial justificativo
Este documento trata da justificativa para alteração do projeto aprovado de regularização e reforma da casa n°3 da Rua Bernardo Vieira de Melo,
Atualmente estamos executando a reforma do imóvel conforme o alvará de construção n°010/2012 sob a licença aprovada para a planta de n° 19050 com autenticação n°101200. No entanto ao encaminhar o projeto para a vigilância sanitária o mesmo ficou em exigência, precisando agora atender algumas normas legais requeridas pela vigilância sanitária tais como: acessibilidade, conforto, habitabilidade e segurança patrimonial. Ainda no processo de reforma ocorreram descobertas arqueológicas que nos permitem pleitear algumas alterações no projeto como: aberturas na fachada lateral, antes existentes.
No que se refere ao atendimento das exigências da vigilância sanitária:
É necessário a ampliação da área da cozinha para: viabilizar aos fluxos legais necessários ao funcionamento de uma copa cozinha comercial, contemplar a inexistente lavagem suja, o monta carga e todos os procedimentos decorrentes do uso misto da Casa. E Prioritariamente prover entradas de serviço independentes das entradas dos clientes:
No planejamento da área física de uma cozinha comercial devem ser considerados fatores como: localização, fluxo de trabalho, fluxo de produtos, espaço de trabalho, seções de trabalho, acesso às áreas subordinadas, área de preparação de alimentos, equipamentos disponíveis, tipo de cardápio, número de refeições. Assim temos que nos adequar a norma e atender ao espaço mínimo previsto para o número de refeições oferecidas.
Deve haver espaço suficiente entre as estações de trabalho para permitir um acesso fácil e seguro. O arranjo do mobiliário e equipamentos e a alocação de espaço devem promover:- eficiência e conforto;- segurança;- comunicação e fluidez no trabalho;- posturas e movimentos corporais adequados;- flexibilidade e controle individuais; isolados.
Com intuito de administrar o fluxo dos