Mecanica dos solos - limite de liquidez
“Arthur Casagrande” padronizou o ensaio, mecanizando o processo primitivo de Atterberg conforme detalhado mais adiante. No processo padronizado, utiliza-se o aparelho de Casagrande, com o qual se aplicam golpes deixando a concha do aparelho cair de uma altura padrão até que a ranhura se feche em uma extensão convencionada.
OBJETIVOS
1 Objetivo Geral
O limite de liquidez foi concebido como o menor teor de umidade com que uma amostra de um solo pode ser capaz de fluir. Embora tal capacidade seja mais relacionada com o grau de saturação do solo do que com o teor de umidade, os ensaios para determinar o limite de liquidez de solos finos têm o teor de umidade como parâmetro, por causa da dificuldade de medir e controlar o grau de saturação.
2 Objetivo Específico
Este ensaio tem como objetivo encontrar a resistência que o solo oferece ao fechamento do sulco, medida pelo número de golpes requerido, é devida à "resistência ao cisalhamento" para aquela umidade.
METODOLOGIA
1 Local
Este ensaio foi realizado no laboratório do CEUP ULBRA, na quinta feira do dia 25/07/2007, teve inicio as 19h00min e finalizado ás 22h00min. Sob a orientação da professora Jaqueline Henrique.
2 Equipamento que utilizados:
• Balança • Peneira 40 • Recipiente de porcelana • Estufa • Espátula • Água destilada • Aparelho de Casagrande •