Curso de desenvolvimento humano
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (2008) a velhice é um processo pessoal, natural e inevitável para qualquer ser humano na evolução da vida, este processo ocorre relacionado a diversos fatores da vida de uma pessoa, envelhecer é somar todas as experiências da vida, é o resultado de todas as decisões e escolhas que foram feitas durante todo o percurso da mesma, diante disso, percebemos que vivenciar o envelhecimento apresenta situações diferentes para cada ser humano, pois somos únicos.
Algumas mudanças também surgem como parte deste processo de envelhecer, apresentam-se a seguir algumas destas mudanças: Do ponto de vista biológico, o envelhecimento caracteriza-se pelas mudanças morfológicas e funcionais resultantes das transformações a que o organismo se submete ao longo da vida, nem toda mudança que ocorre em nosso organismo está fundamentalmente ligada à idade por si só. É necessário incluir outros fatores que contribuem para essas mudanças no organismo, como o ambiente, radicais livres, alterações imunológicas, alimentação e atividades (COLL et al. 2004, p. 372).
As mudanças físicas que acontecem no organismo quando do envelhecimento biológico não são simultâneas, mas ao contrário, os órgãos seguem padrões diferentes de envelhecimento e os classificamos de primários e secundários.
O envelhecimento primário consiste em processos de deterioração biológica, geneticamente programados, que acontecem inclusive nas pessoas que tem muita saúde e que não passaram por doenças graves na vida. Estes processos fazem parte da programação natural de nosso sistema biológico sendo assim inevitável sob quaisquer circunstâncias individuais e ambientais.
O envelhecimento secundário refere-se aos processos de deterioração que aumentam com a idade e se relacionam com fatores que podem ser controlados, como, por exemplo, a alimentação, a atividade física, os hábitos de vida e as influências ambientais. Esses fatores dependem de cada indivíduo, então