Guerra das Coreias
Guerra da Coreia
São luís- MA
2014
CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Adryellen Moreno
Juliana Bastos
Matheus Mota
Pablo Pierre
Valeria Raquel
Guerra da Coreia
Trabalho apresentado à disciplina de História, ministrada pela Professora Ilma aos alunos do 3 ano do ensino médio
São luís- MA
2014
SUMÁRIO
Introdução pag. 01
O que foi a guerra da Coréia? pag. 02
Paralelo de 38 pag. 03
Paralelo de 38 pag. 04
1952 pag. 04
1953 pag. 04
Armistício pag. 05
Bibliografia pag. 06
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz informações sobre os principais acontecimentos e consequências ocorridas durante a guerra da Coréia (1950-1953)
O que foi a guerra da Coreia?
Como o próprio nome diz, foi um conflito entre as Coreias do Norte e do Sul - mas também foi a primeira batalha militar a opor capitalistas e socialistas, deixando o mundo quase à beira de uma guerra nuclear. A semente de tudo isso foi plantada em 1945, com o fim da Segunda Guerra. Na ocasião, a Coréia (na época, ainda um único país) estava ocupada pelos japoneses que começavam a se render às tropas aliadas. Os dois principais líderes do bloco, os Estados Unidos e a União Soviética, concordaram em dividir a rendição: os soviéticos receberiam as tropas nipônicas que estivessem na parte norte da Coréia, acima da latitude de 38 graus, enquanto os americanos cuidariam dos soldados do sul. Esse episódio acabou fracionando o país e gerando as duas Coreias. A do Norte, ligada à União Soviética, se tornou comunista. A do Sul continuou abraçada ao capitalismo, apadrinhada pelos americanos.
A Guerra da Coréia teve início após a Segunda Guerra Mundial, é fruto da Guerra Fria (Disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial). Ocorreu durante os anos de 1950 à 1953.
O paralelo 38° separava as duas Coreias. No dia 25 de junho de 1950, os