Guerra da coréia
SANDLER, Stanley, A Guerra da Coréia nem vencedores nem vencidos
*por Gustavo Simões Pinho de Valença
A Guerra da Coréia foi um conflito armado entre Coréia do Sul (capitalista) e Coréia do Norte (comunista). Ocorreu no período entre 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo), pois nesta época o mundo estava em uma divisão de poderes bipolares. Foi o primeiro conflito realmente armado da Guerra Fria, o que causou certa apreensão, pois houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.
Dentro do cenário político pós II Guerra mundial a Coréia não representava muito para os EUA ou URSS, que estavam, mas interessados em suas batalhas pelo domínio do território europeu, como a divisão do território alemão, a criação da cortina de ferro na área de domínio soviético etc. Durante o período da I Guerra mundial, tendo inicio aproximadamente durante os anos 1900, a Coréia foi abusivamente explorada pelo Japão, que retirou o protetorado instaurado pela China a Coréia, após vencer a Guerra sino-japonesa, e uma década depois uma guerra contra a Rússia, onde inacreditavelmente o Japão se sagrou vencedor. Durante esse período de exploração abusiva a mesma recorreu diversas vezes ao auxilio dos EUA, sendo recusada a ajuda em quase todos os pedidos, sendo ignorada por Woodrow Wilson, Roosevelt entre outros, quase todos esses pedidos que falavam em sua maioria das crueldades que o Japão exercia na Coréia se deram por intermédio de Syngan Rhee, que mais tarde se tornaria o primeiro presidente da Coréia do Sul. Durante a conferência de Washington de 1921-1922, Rhee novamente tentou conseguir algum apoio para a retirada nipônica da Coréia, mas novamente não obteve êxito.
Aproximadamente nessa época se iniciava a relação entre os comunistas coreanos e a China, alguns coreanos viram no comunismo chinês alguma