Guerra da coréia
Foi um conflito armado entre a Coréia do Sul e Coréia
do Norte, que teve como contexto a Guerra Fria, a disputa geopolítica entre os EUA(capitalista) e a URSS(socialista); A primeira batalha da Guerra Fria entre capitalistas e socialistas, deixando o mundo quase à beira de uma guerra nuclear.
Desde 1910,a Coreia(na época um território só) era um
domínio do império japonês; Porém ao termino da Segunda Guerra Mundial o Japão,derrotado,retirou as tropas do pais.A Coréia foi partilhada na Conferência de Yalta ; Nesta conferência decidiu-se que a parte norte seria comunista sob hegemonia soviética e a parte sul,capitalista sob influência americana.
Revolução Chinesa:A vitória dos comunistas liderados
por Mao Tse-Tung na China,país vizinho da Coréia do Norte, encorajou esta a avançar sobre o sul; Incursões militares na fronteira feita por ambos os lados; Fracasso na tentativa da ONU de reunificação do país; Em 1950, além do apoio chinês, os soviéticos também apoiaram a ação.
Após algumas tentativas de derrubar o governo sulcoreano, a Coreia do Norte invade a do Sul, em 25 de junho de 1950, e no dia seguinte, iniciou-se a Guerra da Coreia. Os EUA e seus aliados conseguiram que a ONU considerasse a Coreia do Norte agressora e autorizasse o envio de tropas internacionais à região com o objetivo de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos.
Em 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra os norte-coreanos e chineses, caso estes não se renderem. A Coreia do Norte e a China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas, o tratado de paz foi assinado e decretado o fim da guerra.
Mais de um milhão de pessoas perderam a vida na Guerra da Coreia , que quase se transformou numa guerra nuclear. Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e continuam alguns conflitos. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista e a Coreia do