Guerra da Coréia
A Guerra da Coréia teve início após a Segunda Guerra Mundial, é fruto da Guerra Fria (Disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial). Ocorreu durante os anos de 1950 à 1953.
A Coréia foi divida em duas, Coréia do Norte e Coréia do Sul. a primeira capitalista, liderado pelos EUA e a segunda socialista, liderada pela URSS. O paralelo 38° separava as duas Coréias. No dia 25 de junho de 1950, os norte-coreanos invadem o Sul, dominando sua capital, Seul, alegando uma transgressão do Paralelo 38°. A ONU enviou suas tropas, lideradas pelo norte-americano Douglas McArthur, para expulsar os norte-coreanos do Sul.
Os norte-americanos atacaram a cidade invadida, e saíram vencedores. Com o domínio do Sul, as tropas multinacionais transgridem o Paralelo 38º. Seguem então na direção da Coréia do Norte, entrando logo depois em sua capital, Pyongyang, ameaçando a fronteira chinesa ao acuar os norte-coreanos no Rio Yalu. A China temendo uma invasão, enviou tropas para ajudar a Coréia do Norte. As tropas chinesas forçam o General MacArthur a recuar e, em 04 de janeiro de 1951, conquistam Seul, dominando o Sul. Logo depois, entre fevereiro e março, um novo avanço dos norte-americanos expulsa as forças chinesas e norte-coreanas e as obriga a retornar ao Paralelo 38º. O general Douglas McArthur insistiu em uma invasão à China e por isso foi substituído pelo general Ridway em abril de 1951.
A paz é assinada finalmente em 27 de julho de 1953, através do Armistício de Panmunjon. A fronteira estabelecida em 1948 é mantida, e é criada uma região desmilitarizada entre as duas Coréias, mas até hoje não se chegou a uma resolução decisiva neste território, e a tensão permanece, com ameaças constantes pairando no ar.