Guerra das Coreias
O conflito entre as Coreias iniciou-se na década de 1950 e permanece até os dias atuais com estreita relação entre os países. Um dos principais motivos dessa guerra foi a divisão de seu território, sendo inevitável seu início. A situação diplomática atual entre o Sul e o Norte está delicada, como pode ser visto nas sanções econômicas impostas pela ONU à parte setentrional e no cancelamento do armistício ocorrido nesse ano.
O primeiro combate armado ocorrido no período da Guerra Fria aconteceu na região da Coreia. Dentre os seus antecedentes, pode-se citar a divisão do território, o qual era uma colônia japonesa, em sul capitalista (região de influencia norte americana), e norte comunista (região de domínio soviético). O inicio da guerra aconteceu quando os comunistas invadiram o território do sul e houve uma intervenção dos EUA e da China, resultando no armistício.
As relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e países como Estados Unidos e Coreia do Sul estão bastante prejudicadas. Isso é visto nas sanções econômicas realizadas pela ONU contra a República Democrática Popular e na rescisão do armistício em 2013. A primeira, ocorreu por causa dos testes nucleares realizados no país setentrional. A segunda, originou ameaças do ditador ao representante americano e ao sul coreano, e também o fechamento do complexo industrial existente na fronteira.
Por conseguinte, apesar de este conflito ter se iniciado há anos, ele ainda existe em menor escala. O povo de ambas as Coreias não apresentaram voz para decidir seu futuro por causa da ambição das duas potências no período da Guerra Fria. As nações devem escutar todas as partes desse combate e buscar uma solução diplomática para esse desentendimento, a fim de evitar um combate nuclear e a morte de milhares de pessoas.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/04/130404_tensao_corea_csf.shtml