A Guerra da Coreia
Contexto histórico
A primeira observação a fazer sobre a Guerra da Coreia tem a ver com o momento pelo qual o mundo passava. Ao final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (EUA) e a ex-União Soviética (URSS) passaram a disputar o poder do mundo em conflitos não-armados. A esse período da história, damos o nome de Guerra Fria. Dessa forma, encontramos diversos conflitos armados com a interferência bélica e política dos dois países.
Na luta por aliados, o bloco capitalista, sob a liderança dos EUA, e o bloco socialista, liderado pela URSS, se envolveram em guerras civis, devastando populações e separando territórios. O território coreano é dividido pelo Paralelo 38º e o problema começou em 1947, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) cria um grupo não autorizado pela URSS para organizar eleições em todo o país, em uma clara tentativa de unificar a Coreia.
A tentativa fracassou e dividiu ainda mais a opinião dos civis. Até que em 09 de setembro de 1948, a zona soviética, patrocina pela URSS, declara a independência e funda a República Democrática Popular da Coreia, ou Coreia do Norte. Nessa área, instala-se o regime socialista, seguindo os moldes soviéticos. A parte sul, contrária ao regime socialista, passa a se chamar Coreia do Sul. Patrocinada pelo EUA, adota o capitalismo como regime político.
Causas da Guerra - Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias. - Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
O desenvolvimento