Contabilidade Governan a Financeira
GOVERNANÇA FINANCEIRA
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa analisar o tema governança corporativa, que é amplamente reconhecida como um fator essencial dentro das organizações definindo os princípios e interesses afetados pelas leis, regras e regulamentos internos das companhias e também garantindo os interesses dos acionistas, empregados, consumidores, membros da comunidade em geral. Trazendo também mecanismos de solução para conflitos de agencia, decorrente da desigualdade de informação.
2. DESENVOLVIMENTO
A governança corporativa passou por muitas mudanças e evolução desde que surgiu nas décadas 50 e 60 existia uma grande presença do acionista controlador na gestão da empresa. Na década de 70 aparecem os primeiros conselhos administrativos, dividindo o poder entre os acionistas. Em 1976 surge a lei AS. nº 6.404, no Brasil implantando definitivamente o conselho de administração nas empresas. Na década de 80 ouve uma valorização dos acionistas, com a criação de fundos, ex: fundos de investimentos. Chegando então na década de 1990 nos países desenvolvidos (Estados Unidos e Grã-Bretanha) em suas definições.
O termo Governança Corporativa vem da expressão inglesa corporate governance. Segundo a OCDE (1999, p. 5) - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Servindo então para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
Define-se como um conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada e onde se incluem instrumentos para monitorização e possibilidade de responsabilização dos gestores pelas suas decisões (ou atos de gestão). Na governança corporativa o grupo mais atuante são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração, os outros participantes são os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros