matematica financeira
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
Na Matemática Financeira encontra-se vários temas como Taxa Percentual, Juros Simples, Juros Composto, Lucro, Prejuízo, Desconto, Acréscimos Sucessivos,entres outros.
Taxa Percentual
A Matemática Financeira está presente nas situações de crédito, débito, empréstimo, aumento, desconto, aplicações, rendimentos, entre outros. Todos esses produtos requerem o uso de cálculos relacionados à utilização de taxas de juros, que representa a quantidade de unidades a serem calculadas em cada 100 partes. Em virtude disso, destacamos nos valores de taxa, o símbolo %, que significa por cento.
Para efeito de cálculos, a taxa percentual é substituída pela taxa unitária, resultante da divisão por 100, a qual é transformada em um número decimal equivalente. Por exemplo, a taxa de juros de 12% corresponde à taxa unitária de 0,12, quociente da divisão 12/100.
Exemplos
Se quisermos determinar o valor de um desconto da ordem de 14%, multiplicamos o valor da mercadoria por 0,14. Observe:
Considere uma televisão no valor de R$ 850,00. Determine o valor do desconto utilizando a taxa de 14%.
850 * 0,14 = 119
O desconto será de R$ 119,00.
Nas operações envolvendo juros simples e compostos, realizamos a transformação da taxa percentual em taxa unitária. Veja:
Calcule o valor dos juros de uma aplicação no