Sustentabilidade na Engenharia Civil
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
Acadêmicos: Crystoffer Zanchet
Estela Dalazen
Letícia Schneider
Susane Deparis
Componente: Introdução à Engenharia Civil
Professor: Cezar Seidler
Chapecó – SC maio de 2013.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento populacional cada vez maior, a engenharia civil junto com a construção civil são cada vez mais necessárias. Além de trazerem ótimos resultados, cada vez mais modernos e eficientes, também trazem malefícios ao meio ambiente, e consequentemente atingindo o homem. Cabe então a engenheiros civis buscarem novas maneiras que possam diminuir as agressões causadas à natureza.
Através da substituição de materiais normais por materiais sustentáveis, é possível obter resultados que contribuem para ajudar o meio onde vivemos. Há também a possibilidade de aproveitar os recursos que a própria natura proporciona, tal como a chuva e o sol, coletando a água e obtendo energia elétrica a partir da energia solar.
SUSTENTABILIDADE
De acordo com Brundtland Report “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente, sem comprometer o atendimento as necessidades das gerações futuras”.
Acredita-se que o ideal para sustentabilidade e para nós seres humanos é que tudo que se tira do meio ambiente devemos devolvê-lo em mesma quantidade e não em proporções diferentes, já que os recursos oferecidos por ela são finitos.
IMPACTOS DA ENGENHARIA CIVIL NO MEIO AMBIENTE
Como em qualquer mudança ao meio, as construções ou edificações geram um impacto ambiental, com produção de resíduos ou gasto de recursos naturais que não podem ser substituídos.
O setor da construção civil é responsável pelo consumo de 75% dos recursos naturais. Dados mostram que o volume de resíduos e entulhos produzidos pela construção civil chega ser duas vezes