GESTÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO DE MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS
2013
R
GESTÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO DE MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS
2013
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas vivem um dilema, como se manter no mercado de uma maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente e ainda assim, continuar rentável para seus acionistas.
Este trabalho visa demonstrar que são possíveis práticas de Gestão Ambiental de uma maneira economicamente viável, de modo que as empresas possam se adequar as exigências legais e sociais, sem ter que abrir mão da lucratividade.
O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica em livros, revistas e sites especializados sobre o tema e um estudo da viabilidade econômica de um projeto em uma propriedade rural cuja atividade principal é a suinocultura.
Esperamos com este trabalho, demonstrar que a Gestão Ambiental é não apenas uma obrigatoriedade imposta pela sociedade, mas sim, uma maneira das empresas se tornarem mais socialmente responsáveis para com a sociedade, sem abrir mão da lucratividade.
2 DESENVOLVIMENTO
Para melhor definirmos o que é Gestão Ambiental Empresarial e a importância da Ciência Contábil na sua execução, temos que entender o que é necessário para que uma empresa tenha sucesso e continue sendo economicamente viável. Uma empresa deve atender as necessidades e demandas de seus clientes, ser lucrativa para seus sócios e ter um bom relacionamento com o meio em que está inserida, pois, caso seja prejudicial ao seu meio, pode vir a fracassar, seja por estar violando leis, seja por passar uma imagem negativa para a sociedade.
Por causa desta preocupação é que surgiu a ideia da Gestão Ambiental.
Gestão Ambiental é um modo de se administrar uma empresa de modo que suas ações pautem pela sustentabilidade com o uso de práticas que diminuam ou que cessem totalmente o