Ficha De Leitura
Ficha de Leitura
1. PIMENTA, H.C.D; GOUVINHAS, R.P. A produção mais limpa como ferramenta de sustentabilidade empresarial: Um estudo no estado do Rio Grande do Norte.
Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000043
Acesso em: 26 fev. de 2015.
2. O estudo tem como proposta uma avaliação Pml (Produção mais limpa) em três diferentes casos de empresas do Rio Grande do Norte, levando como objetivo a procura de benefícios ambientais, sociais e financeiros na implantação do Plm.
3. 462 – “a PmL, que tem como finalidade aprimorar a eficiência dos processos produtivos e serviços, é apontada como um caminho favorável de atuação das empresas, de forma preventiva em relação aos seus aspectos ambientais e na redução dos riscos das operações aos funcionários e à comunidade, logo, na busca da sustentabilidade.”
463 – “o presente trabalho tenta responder, a partir de um estudo de múltiplos casos em empresas do estado do Rio Grande do Norte, às seguintes questões-problema: quais são os benefícios ambientais, sociais e financeiros da implementação da PmL nos casos estudados?”
463 – “Especificamente, a pesquisa busca fornecer elementos de discussão para que cada empresa estudada passe a identificar e a incorporar a variável ambiental no seu processo de gestão corporativa.”
464 – “Ressalta-se também que PmL é um conceito de melhoria contínua que permite aperfeiçoar a eficiência, a lucratividade e a competitividade das empresas, enquanto protege o meio ambiente, o consumidor e o trabalhador (ALMEIDA; GIANNETTI, 2006).”
464 – “De acordo com a UNIDO (UNITED…, 2002), a PmL consiste em uma estratégia preventiva e integrativa, que é aplicada a todo ciclo de produção para: a) aumentar a produtividade, assegurando um uso mais eficiente de matéria-prima, energia e água; b) promover melhor desempenho ambiental, através da redução de fontes de desperdícios e emissão; c) reduzir o impacto ambiental por todo o ciclo de vida de produtopor meio