ficha de leitura
A ficha de leitura é um resumo das ideias de um autor contidas num livro ou num artigo, tendo como objectivo preparar um trabalho de maior fôlego onde pretendemos conciliar a informação proveniente de várias fichas de leitura com as nossas conclusões em ordem a produzir um trabalho sistemático e original.
É importante distinguir quatro tipos de ficha de leitura, a ficha analítica, que contém uma análise breve das ideias da obra ou do artigo, referindo, entre outros elementos, os seguintes:
•Campo do saber abordado
•Problemas tratados
•Conclusões alcançadas
•Contribuições especiais para o tema
•Métodos utilizados: indutivo, dedutivo, dialéctico, histórico, comparativo
•Recursos empregados: tabelas, quadros, gráficos, mapas.
Ficha de citação, que reproduz frases consideradas relevantes numa obra ou artigo,
Colocando-as entre aspas. Contém a página; transcreve textualmente (incluindo erros, que devem ser seguidos pelo termo sic, colocado entre parênteses rectos [sic], indica a supressão de palavras com o recurso também a parênteses rectos […], completa a frase elementos indispensáveis à sua compreensão, se for necessário (colocando o acrescento entre parênteses rectos).
Ficha de resumo ou de síntese é aquela que apresenta um resumo ou uma síntese das ideias ou dos aspectos essenciais de uma obra ou artigo. Este tipo de ficha não deve ser longa e não precisa, no caso síntese, de obedecer à estrutura da obra; não é um sumário ou índice, nem é uma transcrição de frases.
Ficha de comentário é uma interpretação crítica das ideias do autor sobre a forma, o
Conteúdo, a clareza ou obscuridade do texto, a sua comparação com os outros textos e a importância da obra. Na concepção da ficha de leitura é importante que se tenha em consideração os seguintes aspectos: a ficha de leitura é um momento de um movimento mais alargado, constituído pela leitura