Ficha de leitura
Índice 2
Introdução 3
Ficha de Leitura (Definição) 4
Tipos de Fichas de Leitura 4
Distinção entre ficha de leitura e resumo 5
Elementos constituintes da ficha de leitura 5
A importância da referência às páginas da obra original 7
O caso específico da aprendizagem do processo de elaboração de uma ficha de leitura 7
Exemplo de Ficha De Leitura 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Uma ficha de leitura é um resumo das ideias de um autor contidas num livro ou num artigo, tendo como objectivo preparar um trabalho de maior fôlego onde pretendemos conciliar a informação proveniente de várias fichas de leitura com as nossas conclusões em ordem a produzir um trabalho sistemático e original.
Este trabalho, como acima ficou referenciado, trata de ficha de leitura. Esta ficha tem como título “Nós matamos o cão Tinhoso”, do Luis Bernardo Honwana. Por se tratar dum grande escritor Moçambicano, nos interessa a sua descrição detalhado do seu texto que foi considerado como um arquitexto.
O Trabalho está constituído por introdução, desenvolvimento, a própria ficha de Leitura, a conclusão e a bibliografia
Ficha de Leitura (Definição)
Como se viu na introdução a ficha de leitura é um resumo das ideias de um autor contidas num livro ou num artigo, tendo como objectivo preparar um trabalho de maior fôlego onde pretendemos conciliar a informação proveniente de várias fichas de leitura com as nossas conclusões em ordem a produzir um trabalho sistemático e original.
Esta definição obriga a que se tenha em consideração os seguintes aspectos: a ficha de leitura é um momento de um movimento mais alargado, constituído pela leitura sucessiva de conjuntos de textos, em que cada conjunto ajuda a aperfeiçoar os nossos objectivos e estes determinam o novo conjunto a ler (Quivy e Campenhoudt, 1992: 51)
Tipos de Fichas de Leitura
Ficha de citação, que reproduz frases consideradas relevantes numa obra ou artigo, colocando-as entre aspas. Contém