raios
Assim, estudos sobre Descargas Elétricas Atmosféricas (relâmpagos) são relevantes, visto a gama de aplicações que seus resultados apresentam, tanto para fins científicos quanto sócio-econômicos. Não obstante se reconheça a importância das inúmeras pesquisas já realizadas sobre o assunto em questão, há ainda vários aspectos a serem descobertos e explorados.
As descargas atmosféricas (relâmpagos) sempre existiram na Terra, tendo sido mais violentas e numerosas durante a sua evolução até o resfriamento global. Após este, as tempestades se estabilizaram, tornando as descargas atmosféricas mais brandas até entrar em um equilíbrio natural.
Possuem papel fundamental na evolução do planeta e, principalmente, no desenvolvimento da vida na Terra, pois através da energia dissipada pelas descargas, numerosos processos químicos se desenvolveram, dando origem a diversos compostos que colaboraram enormemente para o surgimento das primeiras formas de vida.
Para os seres humanos, por causa dos seus efeitos, sempre foram temidas, observadas e associadas a forças sobrenaturais, estando também intimamente ligadas à descoberta e início da utilização do fogo.
No desenvolvimento das civilizações sempre estiveram associadas a deuses e divindades. Datam do ano 2000 a.C. os primeiros registros relativos às descargas atmosféricas, encontrados na Mesopotâmia. Sendo abundantemente encontrados relatos na literatura grega, a