A Dinâmica Social da Inclusão e da Exclusão no Espaço Escolar: As Possibilidades de Inclusão: Uma reflexão Dinâmica
O presente trabalho, ainda que não tenha a pretensão de esgotar a discussão pretende buscar ao debate o papel do diretor e do pedagogo unitário, na gestão democrática, apontando brevemente a gestão democrática como possibilidades de organização do trabalho da escola pública pela via do Projeto Político Pedagógico e da Organização Curricular.
Diante disso, o objeto de estudo é explorar a teoria-prática da organização do trabalho pedagógico na escola, mas, para que isso aconteça é preciso considerar a especificidade da escola enquanto instituição de ensino, considerando suas práticas pedagógicas e compreendendo o papel da gestão democrática e do pedagogo unitário, na escola pública, numa concepção que legitime o processo ensino aprendizagem e assegure o tipo de cidadão e de sociedade que se quer formar. Pois, realizar uma gestão democrática, significa acreditar que todos juntos têm mais chance de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a partir da atuação e do compromisso da escola. Estabelecendo desta forma relações flexíveis entre os membros da comunidade escolar.
Portanto a proposta pedagógica juntamente com os projetos desenvolvidos pela escola e pela equipe gestora precisa buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade, bem como ''sua inserção no mercado de trabalho'' (art. 2º - LDBEN).
Uma escola inclusiva deve ser o protótipo da escola de qualidade. E, como afirma a educadora Guiomar Namo de Mello, ''escola de qualidade é aquela na qual todos entram e todos aprendem''.
A Dinâmica Social da Inclusão e da Exclusão no Espaço Escolar: As Possibilidades de Inclusão
Tema Abordado: As Possibilidades de Inclusão: Uma reflexão dinâmica
Justificativa
A escola inclusiva tem por fim promover o acesso, a