lçkh.
691 palavras
3 páginas
Abordagem empírica de campo ou da persuasãoQual o papel da persuasão?
Quais os meios e métodos nos quais ela se sustenta?
De que forma ela acontece?
‘Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s)’
Sinônimos:convencimento,convicção,certeza,crença,fé,indução,ilação,induzimento,instigação,sugestão,atiçamento,estimulação,estímulo,fustigação,incitação,aconselhamento.
A experiência persuasiva se concentra na teoria do convencimento ou pode acontecer de forma mais ampla?
A abordagem do meio da persuasão é de certa forma, vago, já que os estudos psicológicos experimentais partem de uma teoria de resultados hipotéticos. A comunicação é direta e pontual tornando-a mais complexa.
A mensagem persuasiva contem características determinantes de estímulo e convencimento, isso se dá de forma que haja uma conexão com o público destinado. É evidente então, que existem traços de estímulo direcionados, pode-se dizer que o público, em geral, é formado por inúmeras personalidades.
A persuasão acontece de forma relativamente simples com o esquema da teoria hipodérmica, que é uma ferramenta da comunicação para concretizar resultados e definir os meios de uma experimentação. O esquema se dá na comunicação prática já no âmbito da persuasão que é identificada em campanhas eleitorais, publicitárias e propagandísticas. É possível observar que estas possuem características particulares e interligados: objetivo específico e planejado; tempo de duração definido; intensa e possui vasta cobertura; seu sucesso é passível de avaliação; é realizada por instituições ou organizações que detêm certo poder e seus argumentos devem ser vendidos.
Essa comunicação tem moldes de uma insistente