acustica e iluminação
Na fachada 01 temos quarto 01 (com uma janela) e a sala (com uma porta e janela), na fachada 02 temos quarto 01 e 02 (não há aberturas), na fachada 03 temos o quarto 02 (com uma janela), WC (com uma janela) e cozinha (com uma porta) e na fachada 04 não há aberturas.
No estudo feito do heliodon notamos os seguintes aspectos:
- Durante o Solstício de Verão, pela manhã a insolação predomina na fachada 02, e no período da tarde a insolação predomina na fachada 04. Nesse período o interior da casa não recebe nenhum tipo de iluminação levada pela insolação.
- Durante os Equinócios de Outono e Primavera, pela manhã até o meio dia a insolação predomina na fachada 04, e no período da tarde a insolação predomina na fachada 02. Nesse período o interior da casa também não recebe nenhum tipo de iluminação levada pela insolação.
- Durante o Solstício de Inverno, pela manhã a insolação predomina nas fachadas 04 e 01, e no período da tarde a insolação predomina nas fachadas 01 e 02. Nesse período podemos observar que o interior da casa onde se encontra a fachada 01 recebe iluminação vinda da insolação.
As fachadas que recebem maior insolação são as fachadas 04 e 02, essa insolação é maior no Solstício de Verão e Equinócio de Primavera, na qual os raios solares são mais intensos, e ocorrem durante a tarde. Essas fachadas não possuem nenhum tipo de abertura, e por esse fato o local que no caso são os quartos, sala e cozinha podem trazer um desconforto térmico. No Solstício de Inverno a fachada 01 recebe insolação o dia todo inclusive o interior da casa, como no inverno os raios solares são menos intensos isso não levaria nenhum desconto térmico para o local, pelo contrario ele ajudara aquecer o local e por ser inverno o conforto térmico será melhor no interior desses cômodos.
Para resolver o problema resolvemos implantar persianas integradas em ambas as fachadas (02 e 04), mesmo a insolação sendo intensa nessas fachadas a persiana integrada vai deixar a luz