Estopo
Estrutura de um Sistema Operacional
S.O. – Estrutura do sistema
Um sistema operacional não é um bloco único e fechado de software executando sobre o hardware. Na verdade, ele é composto de diversos componentes que têm objetivos e funcionalidades complementares. Alguns dos componentes mais relevantes de um sistema operacional típico são:
S.O. – Estrutura do sistema
S.O. – Estrutura do sistema
Núcleo : é o coração do sistema operacional, responsável pela gerência dos recursos do hardware usados pelas aplicações. Ele também implementa as principais abstrações utilizadas pelos programas aplicativos.
S.O. – Estrutura do sistema
Drivers : módulos de código específicos para acessar os dispositivos físicos. Existe um driver para cada tipo de dispositivo, como discos rígidos IDE, SCSI, portas USB, placas de vídeo, etc. Muitas vezes o driver é construído pelo próprio fabricante do hardware e fornecido em forma binária para ser acoplado ao restante do sistema operacional.
S.O. – Estrutura do sistema
Código de inicialização : a inicialização do hardware requer uma série de tarefas complexas, como reconhecer os dispositivos instalados, testá-los e configurá-los adequadamente para seu uso posterior. Outra tarefa importante é carregar o núcleo do sistema operacional em memória e iniciar sua execução.
S.O. – Estrutura do sistema
Programas utilitários : são programas que facilitam o uso do sistema computacional, fornecendo funcionalidades complementares ao núcleo, como formatação de discos e mídias, configuração de dispositivos, manipulação de arquivos (mover, copiar, apagar), interpretador de comandos, terminal, interface gráfica, gerência de janelas, etc.
S.O. – Estrutura do sistema
A maioria dos computadores mono-processados atuais segue uma arquitetura básica definida nos anos 40 por János (John) Von Neumann, conhecida por “arquitetura Von Neumann”. A principal característica