A ética e o princípio da dignidade humana
Sex, 10 de Dezembro de 2010 16:03
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor
Grayce Kelly Silva De Alencar. Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes de Sergipe – UNIT.
RESUMO: O Presente artigo tem a finalidade de demonstrar que a Ética e o Direito estão entrelaçados na construção da justiça social, e que o comportamento humano é dependente de toda uma estrutura que tem sua origem na moral, na religião e nos costumes. Observa-se vários aspectos sociológicos e filosóficos envolvidos, dando sustentação ao relacionamento do ser humano dentro da sociedade.
A Dignidade da pessoa humana é um dos princípios norteadores de nossa Carta Magna. Considera-se a dignidade humana, as potencialidades e faculdades da pessoa, sua consciência e a estreita relação entre consciência e lei moral, além de sua característica como ser de relação e sua transcendência.
Conclui-se que a ética não vem pronta para ser consumida, mas é construída na ação humana, que sempre exige a presença de outro. Quem exercita a ética são indivíduos que fazem parte de uma comunidade.
A Ética e o Princípio da dignidade humana:
1. INTRODUÇÃO
A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação.
Etimologicamente, ética vem do grego “ethos”, e tem seu correlato no latim “morale” com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes. Podemos concluir que, etimologicamente, ética e moral são palavras sinônimas.
Para Aristóteles, o objetivo da ética era a felicidade. A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta corresponderia à vida digna.
A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação