Trabalho de associação
Criciúma, dezembro de 2012
Introdução
A Mineração de Dados (Data Mining) é uma linha de pesquisa pertencente ao campo da Ciência da Computação e é responsável por identificar padrões em grandes conjuntos de dados, objetivando extrair conhecimento válido, útil e inovador (DOMINGUES, 2004; GONÇALVES, S/A)
A principal motivação para o surgimento da Mineração de Dados encontra-se no fato de as organizações estarem armazenando de forma contínua uma enorme quantidade de dados a respeito de seus negócios nas últimas décadas, mas não eram transformados em informações úteis para tomada de decisões. A mineração de dados veio com intuito de organizar os dados em informações úteis para todos os setores do empreendimento (BENICASA, PAIXAO, 2006; GONÇALVES, S/A).
As regras de associação encontram-se entre um dos mais importantes tipos de conhecimento que podem ser minerados em bases de dados. Estas regras consistem em padrões de parecidos entre itens de uma base de dados. Uma de suas típicas aplicações da mineração de dados é a análise de transações de compras (market basket analysis), um processo que seleciona padrões de compras de consumidores para determinar produtos que costumam ser adquiridos em conjunto (GONÇALVES, S/A).
Este trabalho tem como objetivo utilizar a mineração de dados por associação para estabelecer itens que possivelmente são vendidos juntos numa loja varejista de tecidos.
2. Exemplo da Empresa
2.1 Breve histórico da empresa
É uma empresa familiar, sendo que o fundador e antigo proprietário, senhor já de idade, faleceu há um ano. Era ele quem fazia todo o controle de estoques, mercadorias, pedidos, tudo de forma simples, catalogadas em seus cadernos, sem nenhum tipo de planilhas e tecnologia, as quais estamos acostumados hoje em dia. Na sua falta, sua filha e neta