A teoria da administração científica
A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Contribuições de Henry Gantt e Harrigton Emerson.
Apreciação crítica da Administração Científica (Aspectos negativos)
Aluno: Cristiano Ferreira Soares
João Pessoa- PB maio, 2011
Contribuições de Henry Gantt e Harrigton Emerson.
Henry Gantt
– Henry Lawrence Gantt ( 1861-1919) – engenheiro, criador do famoso gráfico que recebe o seu nome e interessado na remuneração por produtividade; trabalhou como auxiliar de Taylor até 1902, quando passou a desenvolver estudos individuais sobre o papel do trabalhador na produção. Desenvolveu um método de programação utilizado até os dias de hoje para acompanhamento de desenvolvimento de trabalho, centros de produção, projetos, etc.
Gráfico de Gantt: é um cronograma muito aplicado atualmente na metodologia administrativa como instrumento de planejamento e controle.
Como exemplo podemos citar o Project da Microsoft. O Microsoft Office Project Standard 2003 é utilizado pelos gerentes de projetos que precisam de uma ferramenta de área de trabalho para gerenciar seus projetos de maneira independente.
Gantt observou que o ser humano resiste a mudanças e normas grupais, que afeta diretamente na produtividade.
Gantt era um humanista, preocupado com o bem estar dos trabalhadores. Pregava a cooperação entre patrões e empregados em lugar do autoritarismo. Quase defendeu o socialismo, pois acreditava que o mutualismo era o caminho para a prosperidade econômica. Foi também um dos criadores do treinamento profissionalizante.
Harrington Emerson
– Harrington Emerson (1853-1931) – engenheiro, preocupado com a eficiência, popularizou a Administração Científica e foi pioneiro na definição de processos de seleção e treinamento de empregados. Foi um dos principais auxiliares de Taylor, tendo