Tipos de cristaos em nossa igreja
O "Cristão de IBGE" - porque só se descobre que é cristão em questionário;
O "Cristão INSS" (afastados) - que acredita que Igreja é para idosos e idosas;
O "Cristão socialite" (simpatizante) - pois só aparece em ocasiões sociais, como casamentos, batizados e enterros.
O "Cristão doente" - Pensei que fosse alguém doente pela Igreja, assim como alguns são "doentes" por seus times de futebol, mas não; é aquele que só procura a Igreja quando não tem mais jeito mesmo; está nas últimas.
O "Cristão Turista" (participantes) - que só aparece na comunidade aos domingos ;
O "Cristão político" (cliente) - dá o ar da graça de quatro em quatro anos, faz promessas aos santos e ao povo e some.
O "Cristão celeste" - porque vivem olhando para o céu e não querem ouvir nem se preocupar com as coisas da terra.
Ou o "cristão fiel" (engajados) - aquele católico que segue fielmente a Jesus, que leva a palavra a todos os povos, que vai a missa regularmente, que tem trabalhos em sua comunidade e que não nega o Salvador. (Só responda esta, se você se adequara todas as qualidades)
A GRANDE DIVERSIDADE DE CRISTAOS PRESENTES EM NOSSAS COMUNIDADES
Apesar da grande diversidade de vivências da fé existentes em nossas comunidades, uma maioria se diz católica. Destes católicos temos uma parte de engajados, que assumem pra valer sua missão de batizados. Podemos dizer que são as forças vivas que movem as pastorais, movimentos, organismos e serviços. Muitos são os católicos participantes, que freqüentam as celebrações dominicais. Por outro lado, vemos que uma boa parte são apenas clientes, isto é, aparecem raramente, porque têm algum interesse.
Temos ainda os simpatizantes. Os que aparecem no dia de alguma festa, missa de 7" dia, Semana Santa... Estes vivem uma fé muito particularizada, individualizada.
Por último, temos os afastados. Podemos caracterizar seu afastamento em dois sentidos: os que se afastaram devido a mágoas, ressentimentos,