A O DE ALIMENTOS
AÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de..., brasileiro, filiação materna: ...e filiação paterna:..., residente e domiciliado na (Rua), (número), (bairro), (CEP), (Cidade), (Estado), pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos: I- DOS BENEFÍCIOS DA JUSTIÇA GRATUITA
Requer a autora, a concessão dos benefícios da justiça gratuita, com fulcro no disposto da Lei 1.060/50, em virtude de ser pessoa pobre na acepção jurídica da palavra e sem condições de arcar com os encargos decorrentes do processo, sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família, conforme declaração em anexo (Doc.).
Assim, REQUER digne-se Vossa Excelência conceder-lhe os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA.
II-DOS FATOS
Conforme faz prova a certidão de nascimento em anexo (Doc.), a requerente é filha legítima do requerido, fruto do relacionamento amoroso da representante da menor, e do requerido.
Ocorre que o requerido não tem cumprido seu dever dentre eles o de colaborar para o sustento de sua filha menor impúbere.
A representante legal trabalha como (profissão), percebendo o salário mensal de R$ xxxx, (Valor), e vem enfrentando dificuldades em manter um razoável padrão de vida de sua filha.
A criação da requerente não deve recair somente sobre a responsabilidade de sua genitora, que são muitas e notórias, como por exemplo: alimentação, vestuário, moradia, assistência médica e odontológica, educação, dentre outras .
A situação financeira do requerido é estável e privilegiada, uma vez que