A voz: um instrumento a ser afinado
Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
Unidade Universitária: Faculdade de Letras e Artes - FALA
Departamento de Artes- DART
Campus: Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM
Disciplina: LINGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL
PROFESSORA: DALVA TEIXEIRA
ALUNO: REGINALDO FRANCISCO DE FREITAS
ASSUNTO
PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO
Pau dos Ferros – RN
NOVEMBRO - 2012
A voz: um instrumento a ser afinado
A voz é um dos mais poderosos meios de interação humana. É também o instrumento de trabalho da maior parte da população, que depende da voz para alcançar o sucesso em suas ocupações. Neste sentido, é imprescindível tomar medidas de prevenção, buscando informações para identificar os fatores que são nocivos a qualidade da voz, bem como os cuidados necessários para mantê-la saudável. Alguns profissionais, como radialistas, cantores, jornalistas, sabem da necessidade de cuidar bem das cordas vocais para o êxito em seus trabalhos. No entanto, não tem sido essa a preocupação de outros profissionais, que ainda não despertaram para a importância do cuidado para com esse instrumento para melhor executar suas funções, como é o caso dos professores, Padres, atores e vendedores, entre outros. Em razão disso, são vítimas de vários distúrbios como: fadiga vocal, ardume, dor na garganta, tosse seca insistente, rouquidão e perda da voz.
Na verdade, o mau uso da voz e os problemas que ele acarreta é sempre fruto da desinformação aliado ao alto nível de estresse causado através do desempenho da profissão. São então, fatores mais agravantes dos problemas de distúrbios da voz. Vale salientar que, de acordo com especialistas, as alterações vocais, afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia.
Portanto, sendo a voz uma ferramenta indispensável para sucesso de muitos profissionais, mudanças simples em seus hábitos