Saxofone
História
O saxofone (a voz do Sax) foi criado a 28 de junho de 1840 por Antoine Joseph Sax, conhecido por Adolphe Sax filho de um construtor de instrumentos musicais. O saxofone foi criado em Paris, quando Adolphe Sax tinha 25 anos, e decidira dedicar-se a um projeto que envolvia a adaptação de uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide. Após o saxofone ter sido criado este foi recebendo modificações ao longo dos tempos e avanços tecnológicos das empresas dedicadas à construção dos mesmos, sendo as que mais divergem do saxofone original a introdução da chave de registo automática substituindo as duas chaves de registo que eram alteradas manualmente no inicio do séc. XX e a introdução da chave F# aguda que permite a execução do mesmo mais facilmente.
Construção
A maior parte dos fabricantes de saxofone constrói saxofones com corpo cónico e tudel de latão com cerca de 26 orifícios, orifícios esses que são cobertos de chaves vedadas por sapatilhas de couro e ressoadores metálicos. Por sua vez o latão é lacado com outros diferentes metais sendo os mais comuns o ouro, prata e níquel. Para além de latão existem fabricantes que utilizam pvc para criar o instrumento e silicone para vedar as chaves.
A boquilha geralmente é feita de hard rubber (traduzido: massa plástica) ou metal, mas também se podem encontrar em madeira, cristal, vidro, acrílico e osso. Diferentes boquilhas oferecem diferentes formas da circulação do ar no instrumento, daí a que quando se decide comprar uma nova boquilha se deva experimentar com instrumento que se usa para se saber se esta é ou não compatível com o mesmo além da forma de circulação esta é, em parte, também responsável pelo timbre do instrumento.
As palhetas, acopladas à boquilha com a ajuda de uma abraçadeira (que pode ser de diferentes materiais) é feita de cana de bambu meia seca que lhe confere a elasticidade suficiente para vibrar e assim produzir som. Esta pode ter diversos cortes e oferecer mais ou menos