O que é filosofia para você...
Tentar sintetizar, em algumas palavras, a complexidade de um conceito, como o de filosofia, é tarefa para poucos. Todavia, diante de tal necessidade, ainda bem que a poesia pode me “socorrer”. Faço valer as palavras de BUZZI, 1989 :
“A Filosofia não existe desligada da vida. Antes o contrário. Como a luz possibilita aos olhos ver e andar com as coisas com desembaraço e sem tropeços, assim a Filosofia, qual raio de luz, penetra no sentido secreto da realidade. Filosofar demanda empenho diligente por merecer a arte de conhecer cada coisa no relâmpago do seu estranho acontecimento. Na filosofia, por conseguinte, o pensamento procura um saber proveitoso. De nada serviria a capacidade de transformar as pedras em ouro a quem não soubesse valer-se do ouro; de nada serviria uma ciência que tornasse imortal a quem não soubesse servir-se da imortalidade. Requer-se, portanto, uma ciência na qual coincidam pensar e ser. Esta ciência é a Filosofia”.
Segundo Maria Clara Dias , ser filósofo ou fazer filosofia costuma significar, na nossa vida cotidiana, ver ou perceber o mundo para além ou aquém da nossa experiência comum. Quando refletimos sobre algo, estamo-nos projetando sobre este algo. Esta atividade é diferente da do conhecimento: quando conhecemos algo, estamos absorvendo conteúdos para nossa informação. Já quando pensamos, estamos nos “expondo aos objetos” .
Assim, pensar se torna uma atividade que demanda muito esforço: ao realizarmos essa função, trazemos para dentro de nós mesmos esses “objetos de reflexão”, moldando-os com o nosso pensamento, dando novos significados à realidade . Não com a totalidade daquilo que já foi pensado, mas com a totalidade daquilo que há para se pensar (CASTORIADIS, 1996). Se formos à origem da palavra, em grego, philo significa amor e sofia, sabedoria . Diante do exposto acima, “filosofando”, entendo que a filosofia pode compreendida como um sentimento de amor que leva o homem à