Polpa e papel
Antonio Ladeira, Diéssica Costa, Jéssica Fontes e Mariana Brasil IFRJ Campus Nilópolis Operações Unitárias I, Profª. Cinthya Novembro de 2010
Tópicos
Histórico e aplicações; Matérias-primas; Processos de produção de polpa e papel Tecnologia; Ponto de vista ambiental; Reciclagem; ...
Polpa e Papel
Eucaliptos e papéis
Breve Histórico
3000 a.C. - Egito: uso de papiros, através da medula de seus caules (Cyperua papyrus). 500 a.C. - China: papel branco de seda para pintura e escrita. 105 d.C. - China: T'sai Lun, da Corte Imperial Chinesa cria papel por meio de polpação de redes de pesca, trapos e vegetais. 750 d.C. - A técnica chega à Ásia Central, à Europa e às Arábias. 1150 – Primeira fábrica de papel fundada na Espanha. 1797 – A primeira máquina de produção de papel foi introduzida por Nicholas-Louis Robert. 1803 – Lançamento da Fourdrinier.
Breve Histórico
Breve Histórico
Breve Histórico
Matérias-Primas
95% da produção de celulose é baseada na madeira; Outras matérias-primas: resíduos agrícolas e plantas anuais (babaçu, bambu, bagaço de cana, etc.). Existem outras matérias-primas na produção de papel como veremos mais a frente. Devido aos diversos tipos de papel existentes e à preocupação com o meio-ambiente, essas matérias-primas variam com o preocesso utilizado.
Matérias-Primas
O Processo do Papel ao sulfato!
Preparação da matéria-prima
Estocagem
Serrando as toras...
- Processo mecanizado; - As toras são traçadas no comprimento exato para a operação de descascamento.
Descascamento (Motivo)
A casca não tem valor como material fibroso, consome mais energia no branqueamento e no cozimento.
Descascamento
Métodos Principais: - Atrito provocado por uma ação de tombamento ou de rotação sobre uma massa móvel de toras; - Atrito mecânico ou jatos de água a alta pressão.
Descascamento
Utilização da casca: - Geração de vapor - O poder calorífico da casca é