Vitruvio
Escreveu o tratado De Architectura, obra de estudo e referência incontornável, dedicada ao ImperadorAugusto, obra que viria a influenciar, séculos mais tarde, as concepções estéticas renascentistas.
Não se conhece obras projectadas ou construídas por ele. A sua fama deve-se exclusivamente ao tratado De architectura.
Na De Architectura (27 a. C.) forneceu informações aos arquitectos do quattrocento italiano. Ao longo desses volumes, descrevia sobre arquitetura em geral, planejamento urbano e materiais de construção, além de identificar vários tipos de edifícios, públicos e particulares, religiosos e laicos.
Fala igualmente sobre máquinas, de aplicação civil e militar, como, por exemplo, relógios e máquinas hidráulicas. Abordava questões técnicas e estéticas ligadas diretamente à arquitetura, especialmente sobre urbanismo, princípios teóricos gerais, ordens gregas, decoração, construção de templos, edifícios públicos e privados.
O volume VIII tinha o título de De aquae inventionibus e tratava essencialmente sobre obras hidráulicas. Os dois últimos tratam respectivamente de astronomia e construção de relógios solares, além de maquinaria civil e militar.
Publicado em italiano pela primeira vez (1486), De architectura foi tempos depois traduzido para as principais línguas ocidentais. A obra foi considerada fundamental em matéria de arquitetura clássica antiga até o século XIX.
O tratado De Architectura, escrito no século I a.C., muito provavelmente depois de 27 a.C., tem tido uma fortuna editorial sem par entre os livros técnicos.
Desde 1486, data em que teve a primeira edição impressa, em Roma, têm-se sucedido as edições do texto latino e as traduções em diversos idiomas.
Os dez livros em que está dividido o tratado abordam tudo o que directa ou