Vitrúvio
Quem foi Vitrúvio?
Arquiteto, engenheiro, agrimensor e pesquisador romano nascido em local desconhecido, que compilou conhecimentos sobre hidráulica existentes à época, derivados principalmente da literatura grega.
Escreveu o tratado Da Arquitetura, obra de estudo e referência incontornável durante a Antiguidade e dedicada ao Imperador Augusto, que viria a influenciar, séculos mais tarde, as concepções estéticas renascentistas. Projetou e construiu várias rodas d’água para acionamento de dispositivos mecânicos rudimentares. Também se notabilizou como autor de obras sobre arquitetura baseada em sua própria experiência e em trabalhos teóricos de arquitetos gregos como Hermógenes.
Não se conhece obras projetadas ou construídas por ele nem o local de sua morte ou enterro. Sua fama se deve exclusivamente ao tratado “Da arquitetura”, a única obra com estas características que se conservou pela Antigüidade clássica.
O que foi o tratado Da Arquitetura?
Foi um tratado latino sobre a arquitetura e a atividade do arquiteto no século I a.C.
O título costuma ser traduzido como Sobre a arquitetura ou Da arquitetura. Vitrúvio no seu tratado inicia a discussão a respeito da arquitetura pela formação do arquiteto, como já referido. Em seguida, estabelecido quem é este profissional, Vitrúvio elabora os princípios fundamentais desta arte, muito provavelmente retomando e embasando suas ideias no pensamento aristotélico ainda influente no período de sua formação liberal.
O tratado possui grande importância histórica, pois é o único tratado clássico sobre o tema que sobreviveu até os dias atuais. Além disto, foi o único tratado conhecido pelos estudiosos da Renascença, influenciando a arquitetura produzida no período.
Firmitas, Venustas e Utilitas:
Firmitas: “Solidez”:
Se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitetura/resistência.
Venustas: “Beleza”:
Associada à beleza e à apreciação estética
Utilitas: “Utilidade”: