madeira
Construção civil leve externa e leve interna estrutural Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura. A madeira de pinho-do-paraná (Araucaria angustifolia) foi a mais utilizada, durante décadas, neste grupo.
Construção civil leve interna decorativa
Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos.
Construção civil leve interna de utilidade geral São os mesmos usos descritos acima, porém para madeiras não decorativas.
Construção civil leve, em esquadrias Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos. A referência é a madeira de pinho-do-paraná (Araucaria angustifolia).
Construção civil assoalhos domésticos Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada (tábuas corridas, tacos, tacões e parquetes).
Utilização da Madeira na fabricaçao do papel
O papel tem uma das mais notáveis histórias. Foi descoberto há mais de 2000 anos atrás pelos chineses! Por muito tempo, o papel foi fabricado de linho, e fibra de algodão, mas o crescimento de seu uso conduziu a uma procura para matérias-primas novas. Em 1840, um alemão chamado Keller teve a idéia de moer a madeira em um moinho para extrair a fibra. Isto produziu a primeira polpa de madeira. A tecnologia de fabricação de papel fez grandes avanços desde então, especialmente nos últimos 20 anos. As cinco fases principais em fabricação de papel, porém, permanecem inalteradas.
Madeira, um