Blocos Cerâmicos
O bloco cerâmico, também conhecido como tijolo, é um dos elementos de construção mais antigos. Têm-se relatos de que desde 4000 A.C o tijolo é utilizado como material de construção das mais diversas habitações. A alvenaria feita com bloco cerâmico constitui o método de produção mais antigo e mais utilizado. Os blocos cerâmicos, também conhecidos por tijolos constituem peças produzidas com a matéria-prima argila, recebendo ou não aditivos, e apresentam coloração avermelhada. No processo de fabricação a queima ocorre a elevadas temperaturas.
Existem 2 tipos de blocos cerâmicos: os blocos de vedação e os blocos estruturais.
Os blocos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios) e geralmente são utilizados com os furos na posição horizontal.
Os blocos estruturais ou portantes, além de exercerem a função da vedação, também são destinados à execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação, podendo substituir pilares e vigas de concreto. Esses blocos são utilizados com os furos sempre na vertical.
Blocos cerâmicos estruturais
Blocos cerâmicos estruturais de 115 x 190 x 290 mm As pequenas paredes foram constituídas de quatro fiadas de altura, por dois blocos de comprimento. As dimensões da pequena parede foram 79 cm de altura, 59 cm de comprimento e 11,5 cm de largura, conforme o bloco utilizado. As juntas de argamassa com espessura de 10 mm.
Blocos ceramicos estruturais
Blocos cerâmicos estruturais de 140 x 190 x 290 mm As pequenas paredes foram constituídas de quatro fiadas de altura, por dois blocos de comprimento. As dimensões da pequena parede foram 79 cm de altura, 59 cm de comprimento e 14 cm de largura, conforme o bloco utilizado. As juntas de argamassa com espessura de 10 mm.