Blocos cerâmicos
LETÍCIA CARDOSO DE OLIVEIRA
ENGENHARIA CIVIL – 1º PERÍODO
BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS
CURITIBA
2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
LETÍCIA CARDOSO DE OLIVEIRA
ENGENHARIA CIVIL – 1º PERÍODO
BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS
CURITIBA
2013
O objetivo deste trabalho é apresentar as características e funções dos blocos cerâmicos estruturais, fabricados pela empresa Cerâmica Arnaldo Orso.
Os blocos cerâmicos são produzidos por conformação plástica de matéria-prima argilosa e queimados em elevadas temperaturas. O bloco cerâmico estrutural tem a função de resistir a todas as cargas verticais na alvenaria, ou seja, permite a construção de casas e edifícios sem colunas de sustentação e sem formas de madeira ou metálica. Devem estar em conformidade com a Norma ABNT BR 15.270.
Entre as características dos blocos cerâmicos estruturais encontramos: precisão dimensional, boa resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo e à penetração da chuva.
O bloco de concreto é o material concorrente do bloco de cerâmica. As grandes vantagens deste são:
O peso do bloco cerâmico é em media 40% menor em comparação ao de concreto, o que permite um menor número de viagens até a obra, pois o caminhão transporta mais blocos, bem como o elevador; além do aumento da produtividade da mão de obra.
Melhor isolamento térmico e acústico
Menor absorção de água
Os blocos da marca nacional Arnaldo Orso apresentam-se no padrão de 19cm(H) agrupados em quatro famílias para construção de paredes com larguras (L) de 9cm, 14cm e 19cm.