Bulario
Diltizem
Bula de Diltizem
Indicação
Para quê serve Diltizem?
Está indicado no tratamento da angina do peito vasoespastica (de repouso, com elevação do st, angina de prinzmetal); angina crônica, estável e de esforço. coronariopatias isquêmicas com taquicardia. Hipertensão arterial. angina pós-infarto.
Contraindicações
Quando não devo usar este medicamento?
Além de possível quadro de hipersensibilidade medicamentosa, o Diltiazem está contraindicado nos pacientes com síndromes de nódulo sinusal e naqueles com bloqueio a-v de 2o e 3o graus, exceto se houver um marca-passo ventricular funcionante, em ambos os casos. Também é contraindicado nos hipotensos, com sistolica inferior a 90 mmhg e em pacientes com infarto agudo do miocardio e congestão pulmonar, bradicardia acentuada, gravidez, lactação e infância.
Posologia
Como usar Diltizem?
Diltizem deve ser administrado de acordo com as necessidades de cada caso. Começar com 30 mg quatro vezes ao dia, antes das refeições e ao deitar. A posologia deve ser aumentada gradualmente (sempre subdividida em 3 ou 4 tomadas), usando-se intervalos de um a dois dias até que se obtenha a resposta ideal. A dose ótima diária costuma variar entre 180 a 240 mg. Esta adaptação posológica gradual deve ser sempre feita com muito cuidado.
Efeitos Colaterais
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As principais reações adversas associadas ao bloqueio do influxo de calcio são: edema, cefaleias, náuseas, tonturas, erupcoes, astenia. Outros efeitos colaterais mais raros são: cardiovasculares: bloqueio av de 1o, 2o e 3o graus, arritmias, bradicardia, insuficiência cardíaca congestiva, hipotensão, rubor, palpitações, sincope. Sistema nervoso: perda de memória, distúrbios da marcha, alucinacoes, insônia, nervosismo, parestesias, alteração de personalidade, sonolência, zumbidos, tremores. Gastrintestinais: perda do apetite, constipação, diarreia, perversão do paladar, dispepsia, discretas elevações