BLOCOS CERÂMICOS
Quando se fala em construções de alvenaria, os blocos cerâmicos são o material básico da obra. Esse material é feito a base de argila, podendo adquirir durante o seu processo de produção alguns defeitos.
A NBR tem normas específicas para a regulamentação dos blocos cerâmicos, dentre elas fica definido, dentro de uma amostra, que: todos os blocos devem apresentar em uma de suas faces o nome do fabricante e suas medidas; os blocos não devem apresentar defeitos, como quebras e deformações, que impessam o seu uso; a diferença entre as dimensões impressas nos blocos e a real, a espessura dos septos e das paredes externas, o desvio em relação ao esquadro e a planeza da face têm uma tolerância mínima.
Em ensaios em laboratorio calcula-se, para cada bloco, a área bruta, área líquida, massa seca, massa úmida, índice de absorção de água, índice de absorção inicial, e verifica-se a resistência a compressão.
Para a aprendizagem e verificação da norma, foram feitas visitas em quatro obras de construções em alvenaria no município de Toledo – Paraná. Em cada obra visitada foram pegos quatro blocos cerâmicos para análise. Os resultados obtidos seram apresentados neste relatório.
OBJETIVO
Visitar obras de alvenaria e verificar se os blocos cerâmicos estão de acordo com as normas da ABNT dentro dos quesitos abaixo:
Identificação
Avaliação visual
Características geométricas
Espessura dos septos e paredes externas
Desvio em relação ao esquadro
Planeza da face
Massa seca
Massa úmida
Índice de absorção de água
Resistência à compressão
OBRA 2
A segunda obra visitada foi a construção do condomínio torres do lago, serão dois edifícios um ao lado do outro contemplando dezessete andares cada. Localizado na rua Dom Pedro com a Santos Dumont em frente ao lago municipal no centro de Toledo.
Os tijolos estavam todos paletizados em frente à obra. Dos tijolos presentes 13 foram retirados para