gestao de obras
Resumo
Este trabalho tem como requisito parcial a apresentação de projeto interdisciplinar do curso de engenharia civil da instituição UNILESTE. Este tem o objetivo principal de apresentar um estudo de caso sobre gestão de obras, pois o desafio que se coloca na gestão de empreendimentos habitacionais, e a necessidade de se construir um grande numero de unidades a um baixo custo, com o mínimo de desperdício, com boa qualidade, em um curto espaço de tempo e que sejam atendidos adequadamente por serviços básicos de infra-estrutura. O conhecimento mais abrangente do gerenciamento de obras pode tornar possível a diminuição das perdas, a redução dos custos e a melhoraria da qualidade nas obras. Esta realidade tem gerado a necessidade de se desenvolver um sistema de gestão, adaptado para a gestão de obras de forma a permitir que o planejamento garanta um melhor treinamento da mão-de-obra e a implantação de um controle da qualidade com foco na produtividade e no menor custo dos empreendimentos alem de maior qualidade e durabilidade das obras.
Palavras-chave: Gestão, Construção, Obras.
1. Introdução
A noção de gestão tem evoluído ao longo dos anos. Até final dos anos 50, a gestão, num sentido estrito, era considerada como a simples execução das tarefas quotidianas nas empresas.
Esta concepção já não se usa, pois a gestão não é mais considerada como um trabalho rotineiro de modestos segundos planos, mas como a realização de atos criativos, a níveis diversos, em toda a organização, que se trate de uma empresa.
Os gestores nos seus atos, nos seus passos, nas suas ciências, nos seus resultados, devem em tudo sem perder de vista o essencial: aumentar a eficácia e a eficiência da empresa ou da organização que representa.
A atividade das empresas e profissionais ligados à construção civil, como qualquer outra, tem como o objetivo ultimo a obtenção de remunerações e lucros realizando “obras”, construções imprescindíveis