blocos ceramicos
WILIS JUNIOR PEREIRA DE BRITO
CARACTERISTICAS EXIGIDAS PARA BLOCOS CERÂMICOS
CRICIÚMA, ABRIL DE 2014.
SUMARIO
1.0 INTRODUÇÃO
Bloco cerâmico de vedaçao mais conhecido popularmente como tijolo furado, é considerado um dos principais componentes de qualquer construção de alvenaria. Os blocos cerâmicos são produzidos a partir da argila, e quase sempre possuem coloração avermelhada, apresentam furos paralelos ao longo de seu comprimento.
A norma brasileira classifica os blocos cerâmicos em duas categorias: blocos de vedação e blocos estruturais. O bloco cerâmico para alvenaria de vedação tem a sua função principal de suportar o peso próprio da alvenaria a qual faz parte. Podem ser produzidos com furos no sentido vertical e horizontal. O bloco cerâmico para a alvenaria estrutural tem a função de suportar as cargas previstas em uma alvenaria estrutural (não armada), e seus furos são posicionados no sentido vertical.”
Os blocos cerâmicos foram submetidos a testes de resistencia a presao sob as formas: horizontal e vertical nas condições secos e saturados bem como testes de dimensionamento dos septos, paredes externas, comprimento, largura,altura e também de desvio de esquadro e planeza das faces.
Segundo a norma técnica NBR 15270 (2005) os blocos cerâmicos não devem conter irregularidades ou deformações, observando que se há uma tolerância, no qual pode-se considerar:
Para Dimensões: Tolerância de 5mm (individual). Tolerância de 3mm (média)
Para Paredes Externas: mínimo de 7mm.
Para Septos: mínimo de 6mm
Para Esquadro: máximo de 3mm.
Para Planeza de Faces: máximo de 3mm.
1.1.