tubulações industriais
As plantas de tubulações são desenhos feitos em escala, contendo todas as tubulações de uma determinada área, representadas em projeção horizontal, olhando-se de cima para baixo, utilizando nas mais diversas escalas representadas preferencialmente no formato A1 (NBR 10068, 1987).
Tubulações industriais são o conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para o transporte de gases, óleos vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e chegam a custar 70% do custo total dos equipamentos e 25% do custo total de instalação. As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químico, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícia e farmacêutica para transportar fluido de uma entrada (bomba), até uma saída (reservatório).
2. Considerações Gerais
2.1 Classificação das Tubulações
Tubulações dentro de instalações industriais:
Tubulações de processo
Tubulações de utilidades
Tubulações de instrumentação
Tubulações de drenagem
Tubulações fora de instalações industriais:
Tubulação de transporte
Tubulação de distribuição
2.2 Fatores que influenciam a escolha do material para fabricação dos tubos
Fluído conduzido: Aspectos de resistência à corrosão, impurezas, agentes contaminantes, pH, toxidez, etc.
Condições de serviço: Temperatura e pressão. Deve ser considerada condições extremas, mesmo que sejam eventuais ou transitórias.
Resistência mecânica: O material deve ter resistência compatível com os esforços (sobrecargas extremas, reações de dilatação térmica, vento, peso, etc.)
Disponibilidade dos materiais: Com exceção do aço carbono, os materiais utilizados na fabricação dos tubos tem limitações e disponibilidade.
Custo dos materiais: Consideram-se os custos diretos e os indiretos que são o tempo de vida e os custos de reposição e paralisação do sistema.
Grau de segurança: O grau de segurança dependerá da resistência mecânica e do tempo de vida.
Resistência ao escoamento: