COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA FÍSICO-MECÂNICA DE PAPÉIS PRODUZIDOS COM CELULOSE BRANQUEADA LABORATORIAL E INDUSTRIAL

2358 palavras 10 páginas
1

COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA FÍSICO-MECÂNICA DE
PAPÉIS PRODUZIDOS COM CELULOSE BRANQUEADA
LABORATORIAL E INDUSTRIAL1
Antonio Raimundo Pereira Araújo2
Eduarda da Silva Pedrosa2
Wemerson da Silva Santos2
Marco Antônio Bandeira Azevedo3

RESUMO
O estudo desenvolve os resultados de uma comparação da característica de resistência físico-mecânica de polpas de celulose branqueada oriunda do eucalipto produzida em laboratório e em indústria. Utilizando estas matérias-primas foram feitas folhas de papel sem aditivos químicos (inviáveis economicamente e com utilização restrita), com o propósito único de uma comparação de característica, tornando-se esta possível através de ensaios comprovados em laboratório de análise de testes físicos.
Dentre os ensaios realizados, o determinante do resultado deste estudo comparativo foi a medida de intensidade do refino, pois a refinação é uma das etapas mais importantes do processo de fabricação do papel, exercendo decisiva influência na formação da folha, nas suas propriedades físicas (no caso físico-mecânicas) e tendo também influência direta no comportamento da máquina de papel.
Algumas das propriedades físico-mecânicas desejáveis ao papel produzido com os dois tipos de polpas são: resistência à tração, resistência ao rasgo, alongamento, rigidez da tração, porosidade e permeância ao ar.
Como conclusão do estudo comparativo sobre a qualidade de polpas de celulose produzidas sob condições diferentes, verifica-se que a polpa industrial respondeu melhor aos testes de resistência devido à sequência utilizada no branqueamento. 1

1

Artigo elaborado para ser submetido à apreciação da banca examinadora como quesito de nota de conclusão do Curso Técnico de Celulose e Papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus de Imperatriz, no ano de 2012.
2

Discentes do Ensino Técnico ao curso de Celulose e Papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do

Relacionados