nao sei nad
2. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Em nossa sociedade, a produção de um objeto envolve uma complexa rede de trabalhadores e de trabalho. Outros tipos de sociedade apresentam características bem diversas, como veremos a seguir.©Arvind Garg/Corbis/LatinStock Murauskas/Folhapress Luiz Carlos Campo de cultivo de trigo na Índia (1995) e panificadora no Brasil (2001). Cada produto resulta do trabalho de uma infinidade de pessoas com diferentes especialidades.
3. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades A produção nas sociedades tribais 4 As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas em geral não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter integram-se a todas as esferas da vida social. 4. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 O antropólogo estadunidense Marshall Sahlins as denomina “sociedades da abundância” ou “sociedades do lazer”, pois seus membros têm todas as necessidades materiais e sociais satisfeitas dedicando um mínimo de horas ao que chamamos trabalho. A explicação para o fato de os membros das sociedades tribais trabalharem menos do que nós está no modo como se relacionam uns com os outros e com a natureza.
5. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Anísio Magalhães/Samba Photo Xingu, Mato Grosso, 1995. Jovem yawalapity prepara folhas de buriti para artesanato. Nas sociedades tribais, todos compartilham os conhecimentos necessários para a obtenção de matérias-primas e a elaboração de objetos. Apenas a idade e o sexo definem a divisão das tarefas.
6. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades Escravidão e servidão 4 Nas sociedades grega e Mausoléu de Santa