estudando filosofia
Estudando
filosofia
O QUE É FILOSOFIA?
A filosofia não se parece com nenhuma outra disciplina. Mesmo os filósofos profissionais consideram bastante difícil definir o que é a filosofia e, com frequência, eximem-se de declarar o que a filosofia é, preferindo dar exemplos de coisas que os filósofos fazem. A definição dos dicionários para
“filosofia” (e também a tradução literal da origem grega da palavra) é “o amor pela sabedoria”, algo que parece se estender a quase tudo (de fato, a filosofia engloba o estudo da ciência, da arte e da linguagem e, para quase toda disciplina que se possa pensar, haverá uma “filosofia da” tal disciplina).
Mas o que diferencia a filosofia de outras disciplinas? Embora a filosofia de fato tenha suas próprias áreas de pesquisa, uma das suas características mais distintivas não é tanto o que se estuda, mas como se estuda – e é isso que faz a experiência de estudar filosofia bastante diferente da experiência de estudar qualquer outra disciplina. Na filosofia, aprendemos a identificar e a pensar com cuidado sobre nossas mais simples ideias e teorias – aquelas que sustentam toda a busca pelo conhecimento que fazemos em outras áreas.
Isso já foi caracterizado como “um trabalho parecido com o do encanador” ou como “engenharia conceitual”.1 Buscamos examinar o que está por trás de nossas preocupações cotidianas, os sistemas e as estruturas que sustentam nosso pensamento (e que em geral sequer percebemos), bem como testar sua solidez. Por causa dessa abordagem distinta, em geral é mais fácil entender a natureza da filosofia por meio de exemplos de como se “faz filosofia” do que pela definição de seu campo de estudos. Isso ajuda-nos a apreciar de maneira mais completa de que modo – mesmo quando o objeto de nosso estudo é comum a mais de uma disciplina – a filosofia tem uma contribuição diferenciada a fazer para nosso conhecimento e nossa compreensão do mundo.
12
Saunders, Mossley, Ross, Lamb & Closs
Estudo de